Archives: Outubro 10, 2018

GERGELIM: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E 5 RECEITAS PARA USÁ-LO

Sua aparência discreta, o faz passar quase desaparcebido. Muitas pessoas conhecem suas sementes apenas como elemento decorativo de pães, principalmente em sanduíches. No entanto, o gergelim merece toda a atenção, por sua importância nutritiva e seus muitos benefícios à saúde.
Consumido desde a antiguidade, o gergelim é uma semente muito versátil: sua capacidade de consumo vai muito longe, ele pode ser consumido em forma de saladas, óleo, como bolos, biscoitos, manteiga, leite, entre outros. Para começar, olha só quanta diferença essa sementinha pode fazer na sua saúde.

Benefícios do gergelim

Com uma gama de nutrientes, como Ferro, Cálcio, Tripfotano, muitas fibras, Cobre, Magnésio, Vitaminas do complexo B, Fósforo e Proteínas, o gergelim traz muitos benefícios para a saúde.
A lista com os 10 beneficios do gergelim:
  1. Emagrece
  2. Previne doenças cardiovasculares
  3. É bom para a pele
  4. Combate a anemia
  5. É bom para os dentes
  6. É um anti-inflamatório natural
  7. Tem poder calmante
  8. Fortalece ossos e músculos
  9. Ajuda no controle da diabetes
  10. Previne a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos
Conheça um pouco sobre cada um deles:

1. Emagrece

O gergelim pode ser um ótimo auxiliar na perda de peso. Por conter muitas fibras, o gergelim auxilia no correto metabolismo dos alimentos, prevenindo problemas de saúde, como prisão de ventre e hemorroidas. Além disso, sua casca demora a ser digerida e absorvida pelo organismo, promovendo sensação de saciedade por mais tempo.
Suas propriedades ajudam também na circulação sanguínea das paredes intestinais, já o cálcio presente na semente auxiliam na quebra de gorduras, e os ácidos graxos presentes nele podem reduzir a inflamação, prevenindo a famosa “barriguinha”.

2. Previne doenças cardiovasculares

A presença de gorduras boas faz do gergelim um excelente alimento para ajudar na redução do colesterol ruim – o LDL. A semente possui ainda fitoesterois, que impedem a passagem do colesterol para o sangue, prevenindo uma série de doenças, como AVC e infartos, e regulando a pressão arterial.

3. É bom para a pele

O gergelim é rico em antioxidantes e em zinco. Os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e protegem dos efeitos nocivos dos raios solares. Já o zinco atua na produção de colágeno, responsável por dar elasticidade a pele.

4. Combate a anemia

Rico em ferro, as sementes de gergelim também ajudam na prevenção da anemia, tendo em vista que o ferro é responsável por levar o oxigênio para o sangue.

5. É bom para os dentes

O gergelim também atua evitando a formação de placas bacterianas, quando usado em forma de óleo. O fósforo presente nos grãos ajuda a manter os ossos e dentes mais fortes.

6. É um anti-inflamatório natural

As sementes de gergelim também tem potencial anti-inflamatório, prevenindo assim dores nos ossos e músculos.

7. Tem poder calmante

Entre os nutrientes presentes no gergelim, estão o triptofano e a tiamina, dois importantes estimulantes da produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações de bem estar do cérebro. Já o cálcio e magnésio atuam reduzindo os sintomas da ansiedade.

8. Fortalece ossos e músculos

O cálcio presente no gergelim ajuda na proteção e fortalecimento ósseo, bem como o cobre, que auxilia nas atividades do organismo, responsáveis por dar estrutura, elasticidade e resistência as articulações, ossos e vasos sanguíneos.

9. Ajuda no controle da diabetes

O gergelim é recomendado na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food mostrou redução nos índices glicêmicos de 40 pessoas participantes da pesquisa, que passaram a consumir óleo de gergelim regularmente. Além da redução da glicemia, houve ainda uma série de outras mudanças positivas, como redução da pressão arterial.

10. Previne a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos

óleo de gergelim, por conter uma gama de vitaminas e minerais, como o cálcio, magnésio e fósforo, é usado em diversos produtos de beleza, justamente por seu potencial de fortalecer os fios da raiz às pontas, bem como atuar como um “escurecedor” natural dos cabelos, prevenindo, inclusive, o branqueamento precoce deles.

Como usar o gergelim e a quantidade recomendada

A melhor forma de consumir o gergelim é em sua versão integral, cru e com casca, tendo em vista que sua versão natural preserva todos esses nutrientes mencionados. Apesar de não existir um estudo sobre a quantidade ideal a ser consumida, especialistas sugerem cerca de 30 gramas por dia.

Benefícios do amendoim: controla peso e ajuda em doenças

Apesar de ser classificado como castanha, graças ao perfil nutricional, o amendoim é uma leguminosa, parente de outras como o feijão e a ervilha. A planta que o origina é nativa da América do Sul, cultivada há séculos pelas civilizações Maia e Asteca.
Mesmo sendo importante fonte de alimento e nutrientes, somente ficou conhecido no mundo todo no século 19, quando os Estados Unidos passaram a cultivá-lo em larga escala, exportando-o para o mundo todo.
Os benefícios do amendoim são muitos. Conhecido pelo alto teor calórico, traz diversos benefícios para uma vida mais saudável, auxiliando inclusive na perda de peso se consumido de forma correta.
Além disso, apresenta diversos outros ganhos, como a prevenção das doenças cardiovasculares, prevenção do câncer, manutenção da saúde muscular, prevenção do envelhecimento precoce, auxílio na melhora do humor e estoque energético.

Nutrientes

Uma quantidade de 100 g de amendoim tem aproximadamente 544 quilocalorias, além de 20 g de carboidrato, 27 g de proteínas , 44 g de gordura (monoinsaturadas em sua maioria), além de outros nutrientes como zinco, ácido fólico, magnésio, vitaminas B e E. Ele não contém colesterol.

Como consumir

Pode ser consumido de diversas formas. Mais popularmente utilizado o torrado para ser ingerido como aperitivo, o amendoim ainda pode ser consumido em pasta, doces (como paçoca e pé de moleque), salgado e até mesmo para compor pratos como o frango xadrez.
Mesmo com essa diversidade de possibilidades para o consumo, o mais adequado para implementar no dia a dia é o amendoim cru. Segundo nutricionistas, quaisquer alimentos naturais expostos ao calor, ao tempo, à umidade e quaisquer outras mudanças ambientais, tendem a sofrer alterações em suas propriedades e características.
Quando torrado, por exemplo, sofre uma diminuição na concentração de proteínas, de fibras alimentares e carboidratos, enquanto a sua taxa calórica pode ser elevada em até 11%.
Portanto, o melhor tipo para consumo cotidiano é o cru. Mesmo cru, o consumo precisa ser moderado, não podendo ultrapassar porções equivalentes a uma palma da mão, 5 vezes por semana.

Benefícios do amendoim

Prevenção de câncer

Por ser fonte de substâncias como resveratrol, ácido fólico, ácido fítico e vitamina E, o amendoim é um forte aliado para a prevenção de alguns tipos de câncer.
Estudos mostram, por exemplo, uma eficiente função de prevenção do câncer de cólon, no caso de pessoas que fazem o consumo regular de, pelo menos, 2 vezes por semana. Diminuindo a incidência em mais de 55% no casos de mulheres e 25% nos homens.

Perda de peso

Como é um alimento que contém os 3 macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos), além de ser excelente fonte de fibras, ele proporciona sensação de saciedade, especialmente para pessoas em dietas restritivas, aliviando a sensação de privação alimentar – que leva muitas pessoas a comerem mais.
O amendoim é uma excelente opção para ser consumido em pequenas porções por dia.

Construção muscular

Contendo uma razoável quantidade de proteínas, é um alimento vegetal que tem ricas cadeias de aminoácidos em sua formação, ajudando na construção muscular.
Além disso, é uma grande fonte de energia, sendo ideal para a realização de exercícios físicos.

Proteção do Sistema Nervoso

Fonte de vitamina B3, uma porção de amendoim diária pode suprir cerca de 15% da ingestão diária necessária para proteção contra doenças como o alzheimer e da senilidade, apresentada mais comumente com o avanço da idade.
Desta forma, pode ser importante fonte de vitamina para o cuidado do cérebro e do sistema nervoso.

Função antioxidante

Alimentos com função antioxidante são importantes para a prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até o câncer.
Sabendo disso, o amendoim, rico em Vitamina E, conta com função antioxidante que, por combater os radicais livres, é ideal para a prevenção de degeneração.
Uma curiosidade é que, neste caso, se for torrado de forma adequada, pode aumentar a concentração de polifenóis em até 22%.

× Podemos ajudar?